Convidados

Financiamento do Ensino Superior e da Ciência



É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Tomar. Doutorou-se em Arqueologia em 2009 pela Universidade do Porto (está a concluir 2º Doutoramento na Faculdade de Economia da Univ. de Coimbra) e Licenciou-se em História em 1999 pela Universidade de Coimbra. Foi Presidente de Departamento no Instituto Politécnico de Tomar e membro convidado do Conselho Científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É atualmente Presidente da Direção do SNESup – Sindicato Nacional do Ensino Superior.



Susana Peralta
Professora da Nova SBE desde 2004, é especialista em economia pública, tendo lecionado cursos sobre políticas públicas, pobreza e microeconomia.O seu trabalho está publicado nas mais conceituadas revistas científicas e é contribuinte habitual do jornal Público. Já exerceu funções de direção académica dos Mestrado e Doutoramento em Economia. Atualmente, é coordenadora científica para os projetos na área de Economia da Fundação Francisco Manuel dos Santos.Susana Peralta é Doutora (Ph.D.) em Economia 

pela Université catholique de Louvain, na Bélgica.




Abel Gomes
Professor Associado na Faculdade de Engenharia da UBI. Direção local do Instituto de Telecomunicações na UBI (IT-UBI), do qual foi co-fundador. Foi co-fundador do Dep. de Informática da UBI, ao qual também presidiu, e membro do Conselho Geral da UBI. Foi membro do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Computação Gráfica e presidente da correspondente Sociedade Portuguesa.






Acordo Ortográfico


hgfjfkjglhkklhçjkçkj

Nuno Pacheco
Integrou em 1989 a equipa fundadora do PÚBLICO. É hoje Redator Principal do Jornal Publico. Foi distinguindo este ano com o Prémio de Jornalismo Cultural, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), tendo sido considerado um especialista nos temas relacionados com a música portuguesa e brasileira, sendo um dos jornalistas que, de forma mais regular e rigorosa, escrevem sobre o assunto





José Henrique Manso nasceu na cidade de Bragança em 1973. É licenciado e Mestre em Línguas Clássicas pela Universidade de Coimbra. Defendeu, em 2009, a sua tese de Doutoramento em Letras na Universidade da Beira Interior, no âmbito da Literatura Latina do Renascimento. É professor no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior desde 1999, onde tem assegurado Unidades Curriculares no âmbito do Latim, da Literatura (Medieval e Clássica) e da Língua Portuguesa, e é supervisor pedagógico, na vertente do Português. Como investigador, tem diversos trabalhos sobre literatura portuguesa e latina, de que se destacam as obras Arátor: História apostólica  a gesta de S. Paulo, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, e o Comentário de Aires Barbosa ao segundo livro daHistoria apostolica de Arátor, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Eduarda de Araújo Andrade 
Licenciada em História pela Faculdade de Letras em 1988 (1984-88); professora no Agrupamento de escolas do Fundão desde 2010.



Fernando Paulouro Neves
Jornalista e escritor,  dirigiu o “Jornal do Fundão”, onde fez parte da sua vida profissional. 
Pertenceu ao Conselho Deontológico  do Sindicato dos Jornalistas, exercendo igualmente cargos dirigentes. Integrou diversas comissões organizadoras de congressos profissionais e/ou científicos designadamente a do Congresso dos Jornalistas. É autor e co-autor de diversos livros, estando também representado em antologias, designadamente nos volumes "Identidades Fugidias",
coordenado pelo Professor Eduardo Lourenço, e A "Mãe na Poesia Portuguesa", organizado pelo poeta Albano Martins.  Dirigiu e colaborou em variadíssimos suplementos literários, presidiu ao Teatro das Beiras, é colaborador do Centro de Estudos Ibéricos. A Sociedade Iberoamericana de Antropologia Aplicada atribuíu-lhe, em 2012, na Universidade de Salamanca, o título de Sócio de Honra daquela Sociedade Científica. Pertence aos  corpos sociais da Fundação Manuel Cargaleiro e, em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro do Fundão. Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior no mandato 2012-2016. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas


Carreiras no Ensino Superior



Gonçalo Leite Velho
É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Tomar. Doutorou-se em Arqueologia em 2009 pela Universidade do Porto (está a concluir 2º Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Licenciou-se em História em 1999 pela Universidade de Coimbra. Foi Presidente de Departamento no Instituto Politécnico de Tomar e membro convidado do Conselho Científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É atualmente Presidente da Direção do SNESUP – Sindicato Nacional do Ensino Superior.

Manuel Rocha Armada
É Professor Catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, da qual foi Diretor. É Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade de Manchester e especialista em Finanças Empresariais, tendo publicado e pertencendo ao corpo editorial de diversas revistas científicas de grande prestígio na sua área de conhecimento. Ensinou, proferiu palestras e seminários em várias universidades e instituições financeiras em Portugal, Espanha, Rússia, Bulgária, Brasil, Peru, Chipre, India, Moçambique, Cabo Verde e Angola. O Professor Rocha Armada foi visitante na Wharton School, London Business School, Manchester Business School, U. Zaragoza e U. Bergamo.

Orfeu Bertolami
É Professor Catedrático da Universidade do Porto, onde é Presidente do Departamento de Física e Astronomia. Doutorou-se em física teórica pela Universidade de Oxford. Estuda problemas de cosmologia, física das astropartículas, gravitação clássica e quântica, e testes de física fundamental no espaço, tendo publicado os seus artigos em revistas de prestigo internacional na sua área. Tem colocado também uma grande enfase na divulgação da ciência para a sociedade atraves de publicações como o Livro das Escolhas CosmicasDo Big Bang ao Homem e Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea e na discussão do sistema de ensino superior e ciência em Portugal.

Tiago Dias
Tiago Dias é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a escola de engenharia do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), onde leciona disciplinas relacionadas com o estudo de sistemas embebidos e arquitetura de computadores. É doutorado pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de  Lisboa, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador associado no INESC-ID Lisboa. No plano sindical, é co-coordenador do Departamento de Ensino Superior e de Investigação (DESI) do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) e membro do DESI e do Secretariado Nacional da FENPROF, em representação da qual integra o organizações internacionais como o Higher Education and Research Standing Committee (HERSC). Esteve recentemente envolvido na negociação do diploma que visou a prorrogação do regime transitório dos docentes do ensino superior politécnico e no diploma do emprego científico.

No comments:

Post a Comment

Debate "Precariedade no Emprego Científico e Ensino Superior", 26 de novembro

Quarto debate do ciclo ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA E SOCIEDADE, dedicado à "Precariedade no Emprego Científico e Ensino Superior" , d...